sábado, 18 de julho de 2009

SUGESTÕES DE ATIVIDADES MOTORAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL.


AULA - 1
Aula livre

Objetivos: adaptação da criança à escola, à atividade e ao professor.
Material: o maior número de materiais possível (bolas, ar­cos, cordas, pneus).
Reunir os materiais na quadra ou no espaço disponível para a atividade e deixar as crianças brincarem livremente, procurando aos poucos se aproximar de uma criança ou de um grupo e brincar junto ou sugerir movimentos com os materiais.


AULA 2
Exame biométrico
Objetivo: acompanhar a curva de crescimento do aluno desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Material: balança, fita métrica ou régua.


AULA 3
Bolas
Objetivos: noção de peso, cor, tamanho, espessura, for­ma, agilidade, coordenação dinâmica geral.

AULA 4
Arcos (bambolês)

Objetivos: orientação e estruturação espacial, agilidade, destreza, noção de cor, forma, tamanho e peso, dentro/ fora, alto, longe.
- Com um arco, cada criança deverá correr livremente pela quadra sem se chocar com os companheiros nem com os objetos;
- O professor deve promover atividades - com es ar­cos espalhados pela quadra - utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
• ... andar sem pisar nos arcos e sem se chocar com os companheiros?
• ... correr sem pisar nos arcos nem nos companhei­ros?
• ... correr e pisar dentro do maior número possível de arcos, sem se chocar com os companheiros?
• ... correr, pular para dentro e depois para fora dos arcos com os dois pés juntos?
• ... correr segurando o arco à frente do corpo, como um volante de carro, sem se chocar com os outros companheiros? Neste caso, cada criança deve estar com um arco.
• ... correr para todos os lados, segurando o arco na altura da cintura, sem se chocar com os compa­nheiros? Neste caso, o corpo deve estar cingido pelo arco.
• ... jogar o arco mais alto?
• ... jogar o arco mais longe?
• ... rodar o arco no chão por mais tempo?
O professor deverá reservar os minutos finais da aula para que as crianças possam brincar livremente com os arcos.

AULAS 5
Recreação
Objetivo: realização de atividades ludomotoras. Observação: usar essa aula para ajuste, complemento ou utilização de algum material novo ou alternativo.


aula 6
Imitação

Objetivos: orientação espaço-temporal, esquema corpo­ral, agilidade, andar, correr, saltar. Material: o próprio corpo.
- Ao sinal do professor, as crianças deverão andar pela quadra, para frente, para trás, de lado, com os olhos fechados. O professor deve orientá-las para que ocu­pem todo o espaço e procurem não se chocar com os demais companheiros; Idem ao anterior, correndo, saltando; As crianças correm livremente e, ao sinal do professor (apito), todas deverão parar de correr e imitar estátuas; Verificar quem é capaz de:
• andar com passos gigantes, igual a um gigante;
• andar igual ao gato, cachorro, leão, macaco, etc.;
• correr (galopar) igual ao cavalo;
• andar (rastejar) igual ao jacaré;
• andar (engatinhar) igual a um nené;
• marchar igual ao soldado;
• voar igual ao avião, ao pássaro;
• correr igual a uma ambulância, carro de bombei­ros, carro de F1;
• rolar igual a uma bola;
• andar em silêncio, sem fazer barulho:
• idem, correndo;
• andar batendo palmas, pisando forte no chão.


AULA 7
Esquema corporal

Objeftvos: conhecimento do próprio corpo e de suas parles.
Material: o próprio corpo.
As crianças devem se deslocar livremente pela qua-ci'2 engatinhando, rolando, rastejando, de joelhos, err, oe, para frente e para trás;
Andar ou correr pela quadra e, ao sinal do professor, colocar as mãos sobre as partes do corpo por ele in­dicadas, por exemplo: pés, cabeça; Idem ao anterior, agora colocando as mãos nos com­panheiros (nas partes indicadas pelo professor); Andar pela quadra e, ao sinal do professor, saltar para frente, para trás, girar para um lado e para o outro; Ao sinal do professor, as crianças, sentadas, devem co­locar, o mais rápido possível, as mãos nas partes por ele indicadas, por exemplo: cabeça, pés, joelhos; Idem, com as crianças sentadas uma de frente para a outra. Ao sinal do professor, uma deverá colocar a mão na parte do corpo da outra, de acordo com a indi­cação dele.

Um comentário: