quinta-feira, 26 de março de 2009

Cuidados específicos com o corpo nas práticas esportivas: hidratação, vestuário, alimentação

Escrito por Centro de Referência Virtual do Professor - SEE / MG
domingo, 25 de março de 2007
Orientações pedagógicas - Centro de Referência Virtual do Professor - SEE / MG

Presenciamos, nas praças ou avenidas das cidades, pessoas de todas as idades fazendo caminhada, alongando, correndo ou pedalando. Apesar de ser uma iniciativa saudável, falta a muitas delas informações e conhecimentos básicos sobre como realizar essas atividades. Correm descalças no cimento, em ruas poluídas, em horários inapropriados, com excesso de agasalhos ou até mesmo em jejum.

Aquilo que era para fazer bem acaba causando lesões, distensões, traumas nos pés e nas pernas ou a desidratação. Compreendemos que a escola e, de uma forma mais específica, a educação física têm uma grande responsabilidade de tratar desses assuntos e de ampliar o conhecimento das pessoas sobre eles. Reparamos, no dia a dia, que o aluno do ensino fundamental, muitas vezes, ainda não se interessa por atividades físicas sistematizadas, visando à obtenção da saúde, ao condicionamento físico ou ao emagrecimento.



Eles correm, pedalam, ensaiam alguns lances de capoeira ou nadam pelo simples prazer de fazê-lo ou porque precisam ir e vir para a escola ou para a casa de um amigo. Essas são situações que fazem parte da rotina dos alunos e se constituem numa boa oportunidade de chamarmos a atenção deles para alguns cuidados. Portanto, sugerimos que o tópico seja abordado, de preferência, tendo as atividades físicas dos adolescentes como ponto de partida.



É importante identificar qual atividade física eles costumam praticar dentro e fora da escola, com qual freqüência, em que local e hora do dia, com que tipo de roupa o fazem e se costumam parar para beber água durante a atividade. Uma outra maneira de abordar o tópico é utilizar as próprias atividades realizadas nas aulas de educação física. Pequenos textos, recortes de jornal, revistas e livros são materiais didáticos que podem auxiliar no estudo desse assunto. Sobre a hidratação, por exemplo, o livro “O segredo do Águas Virtuosas Futebol Clube”, uma obra literária indicada para o público infanto-juvenil, retrata, de forma muito clara, os efeitos do calor e a necessidade da hidratação durante a realização da atividade física.



Os personagens são alguns garotos que estão participando de um campeonato infantil da cidade. No desenrolar do campeonato, como um time começa a se destacar, alguns garotos tentam descobrir os “truques” que a Maria Helena, professora de educação física, andava utilizando para levar seu time à vitória. Os garotos observaram que Maria Helena: orientava o seu time, nos dias muito quentes, a não fazerem aquecimento antes da partida. Ao contrário, eles faziam menos de dez minutos de exercícios leves; pedia aos garotos que bebessem água e oferecia garrafinhas a todos; fazia rodízio entre os jogadores, substituindo um por um, de tal forma que cada um deles jogasse uns vinte minutos e descansasse outros vinte, na sombra.



A professora justifica cada uma dessas ações. Primeiro explica que, quando se faz exercício e se perde muito suor num dia quente, todo mundo deveria beber água para compensar a desidratação. A água pode ser fria ou quase gelada. Ela recomenda ao seu time que, duas horas antes do jogo ou do treino, beba de 8 a 16 goles de água e que, durante o jogo, beba pelo menos 8 goles de água a cada 20 minutos, podendo ser mais, de acordo com a intensidade da sede.



Depois do jogo ou do treino, eles ainda devem beber de 30 a 40 goles, “até fazer um xixi bem clarinho”. Quando o treino demorava mais de uma hora ou começava muito tempo depois da última refeição, ela colocava um pouco de açúcar na água. Desaconselha o uso de bebidas com muito açúcar, pois demoram mais a passar do estômago para o sangue. Além disso, o guaraná e outros refrigerantes, por terem cafeína, fazem o corpo perder água na urina e atrapalha a hidratação.





alunos perguntam sobre as bebidas esportivas, ou “coloridas”, que parecem ser salgadas. Maria Helena adverte que elas podem ser interessantes quando as pessoas suam muito durante várias horas, mas ainda não está provado que sejam necessárias numa partida ou num treino de futebol entre crianças. Exercitar-se em dia quente e muito úmido pede treino leve, pois nesses dias é mais difícil para o nosso corpo manter a temperatura certa para o seu bom funcionamento. Além disso, as crianças sofrem mais que os adultos, já que suam menos do que precisam para esfriar o corpo. Elas também recebem mais calor do meio ambiente e demoram mais tempo para se acostumar aos dias quentes! A professora explica aos garotos a diferença entre febre e intermação.



Na febre , é o próprio corpo que aumenta sua temperatura e, para abaixá-la, é preciso tomar remédio. Na intermação, o corpo tenta se esfriar, mas não consegue, o que provoca um cansaço muito grande, muitas cãimbras e confusão mental. Nesse caso, aconselha-se esfriar o corpo depressa, não tomando remédio, mas uma ducha fria. Em relação ao tipo de uniforme utilizado pelo time, a professora aconselha a utilização de tecido de algodão, para facilitar a passagem do suor. Ao terminar de ler a história, professores e alunos irão perceber o quão importantes são os conhecimentos desse tópico para a vida de todas as pessoas; também perceberão que eles são fundamentais para a prática pedagógica de qualquer professor de educação física, principalmente daqueles que dão aulas expostos ao sol.



Caso não tenha acesso a esse livro, o professor encontrará essas informações em livros de fisiologia, artigos de revistas e sites da internet. Outras informações poderão ser abordadas, como a forma de monitorar o estado da hidratação. Sabemos que a melhor forma é pesando o aluno com um mínimo de roupa antes e depois do exercício. Como nem sempre isso é possível, pode-se ensinar aos alunos a observar o volume e a cor da urina. O volume urinário do adulto é de aproximadamente de 1,5 litros em 24 horas. Se o volume urinário for inferior a 1,2 litros por dia, o indivíduo deve ingerir mais líquidos. A urina mais escura ou de odor forte também indica a necessidade de mais fluidos. O estado de hidratação também pode ser monitorado pelo peso corporal.



Uma perda de 470 gramas de peso corresponde a 470 ml de água. A sede não é um bom indicador do estado de hidratação. Quando a temperatura corporal sobe demais, os sinais de alerta são vertigens, náuseas, confusão, cefaléia, rubor, pulso rápido e desmaios. Além da hidratação, a escolha do vestuário para a prática de atividades físicas requer alguns cuidados básicos. O calçado deve ser leve, confortável e um pouco folgado, para não causar dores nem apertos. O uso de meias ajuda na absorção do suor. A roupa deve ser leve, arejada e bem folgada, permitindo boa circulação do ar sobre o corpo e favorecendo, dessa forma, a perda de calor por evaporação.



As cores escuras absorvem o calor e as claras o refletem; portanto, para a prática de exercícios físicos, devem-se vestir roupas de cores claras, para reduzir a quantidade de energia de radiação absorvida pelo corpo. A perda de calor por evaporação é mais eficaz quando as roupas estão úmidas; portanto, quando as roupas ficam úmidas, não devem ser trocadas por secas. As roupas secas retardam a perda de calor por evaporação. As roupas devem ser lavadas regularmente, depois do exercício, porque a sujeira, o óleo e o sal podem fechar os furos dos tecidos, reduzindo a circulação do ar e “retendo” o suor. As roupas pesadas ou as confeccionadas em poliéster ou borracha retardam a evaporação, reduzindo, assim, a perda de calor. Baseado naquilo que os alunos irão aprender ou aprofundar sobre o assunto, os professores de educação física juntamente com todos os outros da escola podem mostrar à direção a necessidade da instalação de bebedouros próximo às quadras e aos pátios.



Os alunos podem ser estimulados a levar garrafinhas de água para a quadra ou para o pátio. Nos dias e horários de muito sol, o uso do boné deve ser incentivado, bem como o uso de filtro solar, para a saúde dos alunos e a prevenção de câncer de pele. O professor de biologia ou um funcionário da prefeitura, podem discutir com a comunidade a arborização da escola. Que árvores podem ser plantadas para que, num futuro próximo, os alunos possam estar usufruindo suas sombras? Os alunos podem ser estimulados a escrever um livro “artesanal” ou um “jornal” com tudo aquilo que aprenderam com esse tópico. Incentivamos a busca de parcerias com professores de outras disciplinas bem como o envolvimento de todos os outros professores de educação física. Esse pode ser um projeto da educação física.



Procure dar visibilidade a esse trabalho, principalmente se, em sua escola, houver alunos nas primeiras séries do fundamental. Essas informações precisam chegar até eles. Esse tópico pode ser avaliado levando-se em conta o envolvimento e a participação dos alunos em todo o processo da construção do conhecimento: na confecção do jornal ou do livro sobre a hidratação, nos murais, na aplicação prática desses conhecimentos.

Para saber mais:
LESKI, J. M. Termorregulação e prática segura de exercício no calor. In: MELLION, B.M. Segredo em Medicina Esportiva. São Paulo: Manole, 1997. cap. 18, p. 93-98.
RODRIGUES, Luiz Oswaldo Carneiro. O segredo do Águas Virtuosas Futebol Clube. Belo Horizonte: Lê, 2003.
RUUD, J.S. Fluidos e Eletrólitos. In: MELLION, B.M. Segredos em Medicina Esportiva. São Paulo: Manolle, 1997. cap 27, p. 143-147.
Texto:Centro de Referência Virtual do Professor - SEE / MGApoio à atividade docente - Orientações pedagógicas - Ensino Fundamental


Por que estudar Educação Física na escola?
Escrito por Equipe Cidade do Futebol quinta, 12 de abril de 2007 Disciplina é importante para a formação dos cidadãos. Ainda não existe uma resposta simples para isso, mas muitos pesquisadores já se debruçaram em respondê-la anteriormente. Contundo, atualmente ainda não temos uma grande quantidade de trabalhos que buscam responder a questão. Isso deve ter ocorrido pelo fato dos trabalhos anteriores, não necessariamente se concretizaram em mudanças no paradigma da Educação Física escolar.

Porém, esta questão central, qual seria o objetivo de se estudar no mínimo por 12 ou 13 anos Educação Física na educação infantil, no ensino fundamental e médio, perfazendo um total aproximado de 1.040 aulas?

Será que poderia dizer que o seu objetivo é desenvolver habilidades motoras? Mas como poderia sustentar esse objetivo, se as aulas de Educação Física duram em média 45 ou 50 minutos duas vezes por semana, e as crianças, mesmo ironicamente contra a vontade da escola, se movimentam em outros ambientes por meio de estímulos e necessidades? As crianças necessitam das aulas de Educação Física para completar o seu desenvolvimento motor? Se pesquisas mostrarem que sim, seriam apenas 100 minutos por semana suficientes?

Ou as aulas de Educação Física se justificariam pelo fato de se caracterizar como o único momento que seria permitido às crianças se movimentarem, nas cinco horas que passam confinadas dentro da escola?

Nesse sentido, o objetivo seria apenas recrear as crianças? Apenas para ocupar o tempo em atividades descontextualizadas dirigidas por adultos? Então o professor seria apenas um monitor e não um especialista na área?

Por outro lado, será que a Educação Física deveria ser responsável por selecionar atletas para abastecer o cenário olímpico nacional? E se esse é o caso, por que os esportes ensinados são apenas futsal, basquete, vôlei e handebol?

É incontestável que qualquer disciplina deva ensinar o aluno a viver em sociedade. Por isso, as ações pedagógicas devem ser voltadas para encontrar problemas para as soluções do mundo. A escola e a Educação Física devem ser vistas como uma prática primordial para o desenvolvimento do individuo num ambiente humano, cultural e social.

Sendo assim, a Educação Física só se justifica na escola se propor realizar um projeto integrado com as demais disciplinas, almejando desenvolver a consciência sobre a experiência humana e autonomia, por meio de práticas corporais.

As aulas de Educação Física não devem exclusivamente possibilitar o desenvolvimento motor, mesmo porque, não é aceitável o fato de que somente duas aulas semanais sejam suficientes para potencializar o desenvolvimento motor.

São poucas as pessoas que algum dia visitarão as quatro maiores ilhas que compõe o Japão, ou que utilizarão conscientemente um anacoluto, uma prosopopéia, ou uma oração subordinada adverbial, mas todos assistem e continuarão a assistir cada vez mais, filmes sobre futebol americano, beisebol, chorando e se emocionando com as cenas. Porém não compreendendo nada, nem de lógica do jogo, nem muito menos seu componente ideológico.

Porém, não quer dizer que a Educação Física seja mais importante que as outras disciplinas, mas mostra que ela deveria ter o mesmo grau de importância dado às outras disciplinas, já que também faz parte do processo de formação dos cidadãos.

MORERIA, Wagner Wey (org.). Educação Física: intervenção e conhecimento científico. Editora Unimep, 2004

Texto:Equipe Cidade do Futebol
Cortesia:

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA x QUALIDADE DE VIDA

O QUE É ATIVIDADE FÍSICA
A atividade física é basicamente o ato de movimentar o corpo propiciando a ele saúde física e mental. "O corpo humano é o maior acervo histórico de conhecimentos que o homem já possui, porém é um acervo que ele pouco conhece." (França,1995:26)

TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS;
Aeróbicos: caminhada, corrida, natação, jogos, ciclismo e outros (estes atuam principalmente no sistema cardiorrespiratório) Anaeróbicos: musculação, ginástica passiva... (importante agregar exercícios aeróbicos)

O QUE CONTEMPLA UMA BOA ATIVIDADE FÍSICA ·
Prazer em sua realização De 3 a 5 vezes por semana (1 a 2 horas)

CUIDADOS / DICAS PARA A SUA REALIZAÇÃO
1- Consultar um médico
2- Ter um profissional para orientar e questionar
3- Fazer uma avaliação física
4- Fazer alongamento e aquecimento
5- Hidratação (água)
6- Respeitar os seus limites
7- Usar roupas adequadas

BENEFÍCIOS ATIVIDADE FÍSICA NA ÁREA PSIQUICA
BENEFÍCIOS ATIVIDADE FÍSICA NA ÁREA CORPORAL ·
Aumenta auto–estima .
Diminui depressão .
Mantém autonmia .
Melhora auto–imagem .
Aumentas bem estar .
Reduz isolamento social .
Diminui a pressão arterial ·
Controle do peso corporal ·
Melhora mobilidade articular ·
Melhora perfil de lipídeos ·
Melhora resistência a insulina ·
Melhora força muscular e resistência física ·
Aumenta densidade óssea .

BENEFÍCIOS NA FASE ESCOLAR
Aumenta freqüência as aulas.
Aumenta desempenho acadêmico e vocacional.
Melhora a relação com pais.
Diminui delinqüência e reincidência·
Diminui substancias e aumenta a abstinência·
Reduz distúrbios de comportamento·
Aumenta responsabilidade.

ATIVIDADES E ATITUDES QUE PODEM BENECIFIAR O CORPO
Em seu dia a dia você pode fazer muitas coisas alternando a sua rotina diária. Dançar, subir e descer escadas ao invés de usar o elevador; fazer atividades de lazer, onde você não tem diretamente o intuito de estar fazendo uma atividade física como: passear de bicicleta, a pé , andar, nadar ou brincar na piscina com os amigos.

COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS x QUALIDADE DE VIDA ·
Exercício regular;
Sono adequado;
Um bom café da manhã;
Refeições regulares;
Controle de peso;
Abstinência de cigarros e drogas;
Uso moderado (ou abstinência) de álcool;
Equilíbrio entre corpo e mente;

CONSEQÜÊNCIAS DE UMA VIDA SEDENTÁRIA
para Controle e Prevenção de Doenças e o Colégio Americano de Medicina do Esporte relataram: (COMPARAÇÕES) ·
Aproximadamente 250.000 vidas são perdidas anualmente devido ao estilo de VIDA SEDENTARIA;
ACIDENTES AUTOMOBILISTICOS: 50.000;
ATO SEXUAL SEM CAMISINHA: 30.000
NA GUERRA DO VIETNÃ: 58.000 "A falta de atividade física é agora considerada um fator de risco para o coração, ...onde (34%) das mortes causadas por doenças cardíacas e aproxima-se de U$ 5,7 bilhões em custos médicos anuais". ( SHARKEY 2002:17)

OBESIDADE e ATIVIDADE FÍSICA ·
Ter conhecimento sobre peso, obesidade e qual a melhor forma para "você" perder este peso. DIETA E EXERCÍCIO ainda é a forma mais adequada e indicada para perder peso, segundo pesquisas. Agregar uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR pode levar você a eliminar definitivamente as constantes dietas. OBS: é importante lembrar que magreza não é sinônimo de saúde, portanto toda e qualquer pessoa pode ser saudável.

FORMULA PARA VERIFICAR COMO VOCÊ ESTÁ NO TESTE DE COOPER.
TABELA DO TESTE COOPER – 12 minutos

NÍVEL (idade)
13-19
20-29
40-49
+60
SEXO
Muito-Fraco
M
-2080
-1952
-1824
-1392
F
-1600
-1536
-1408
-1248
Bom
M
2497-2752
2385-2624
2225-2448
1921-2112
F
2065-2288
1953-2144
1777-1984
1569-1744
Excelente
M
2753-2976
2625-2816
2449-2640
2113-2480
F
2289-2416
2415-2320
1985-2144
1745-1888
"Os Valores apresentados acima são a distancia percorrida na corrida "

O ALONGAMENTO COMO PADRÃO MÍNIMO DE SAÚDE ·
No trabalho No esporte: antes /durante e depois ·
Em casa ·
Na escola.
"… Acreditamos que se os exercícios de alongamento forem bem programados no ambiente escolar, a pessoa na idade adulta terá somente de manter a flexibilidade…" (Achour Junior, 1995).

COLUNA VERTEBRAL ·
Por ela passam todas as nossas ramificações cerebrais (acidentes); A coluna vertebral é o elo de ligação dos membros que o fazem locomover-se; A importância do abdômem (abdominal) na sustentação da coluna.
Qual é a contribuição que você (aluno ) pode dar para uma: MELHOR QUALIDADE DE VIDA·
Cobrar e exigir explicações dos envolvidos com a saúde (são seus direitos); Não discriminar os colegas na atividade física, mas incentivá-los a praticar o exercício de acordo com seu interesse e potencialidade; Interagir com os colegas a fim de conhecer, praticar diferentes atividades e modalidades esportivas; Lembrar que todos somos capazes.

O papel do professor de EDUCAÇÃO FÍSICA ·
Ele é o principal envolvido pois estudou para cuidar dos bons hábitos, da saúde... estar em constante atualização, reformulando e reestruturando as suas aulas. atender aos interesses dos alunos, da sociedade, auxiliando nas dificuldades e reforçando as potencialidades dos indivíduos. " Há fortes evidências de que muitos dos problemas pastorais, insuficiência de flexibilidade e dor muscular têm origem na infância. Dessa forma, hábitos para incorporar um estilo de vida ativo devem ser encorajados no ambiente escolar" (Achour Junior 1999,44).

DADOS RELEVANTES QUANTO AO ASSUNTO APRESENTADO · CONHECER O SEU CORPO PRESTAR ATENÇÃO AO SEU DIA-A- DIA A MÍDIA E A SUA INFLUÊNCIA · LIMITES DO CORPO (NEURÓTICO) · ATIVIDADE FÍSICA E REEDUCAÇÃO ALIMENTAR DICAS e SITES INTERESSANTES
www.doresnascostas.com.br
www.saudeemmovimento.com.br
www.dornascostas.com.br
www.corpohumano.hpg.ig.com.br
www.abeso.org.br

BibliografiaA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA x QUALIDADE DE VIDA por PROF. SILVANA MOMM 2007

Atitude saúde: educação física e alimentar garante uma vida saudável

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM100098-7823-ATITUDE+SAUDE+EDUCACAO+FISICA+E+ALIMENTAR+GARANTE+UMA+VIDA+SAUDAVEL,00.html